Home Notícias Draft 2014 Playoffs NFL 2013 Mais sobre NFL
Como assistir a NFL na internet Glossário NFL Out of Bounds Estádios Quem Somos

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Entrevista com Everaldo Marques

Nada melhor para começar a temporada pra valer do que as palavras de um dos ícones do futebol americano aqui no Brasil. Sendo assim, para abrir a cobertura da temporada 2011 no Blog NFL Brasil e no twitter @NFLBrasil, confira a entrevista feita com o narrador da NFL na ESPN, Everaldo Marques.

NFL Brasil - Como foi seu primeiro contato com a NFL? Ele tem a ver com o Green Bay Packers, time que você torce?
Everaldo Marques - Como a maioria dos fãs da minha geração, meu primeiro contato com o esporte foi com as transmissões da TV Bandeirantes, nos anos 80. Acompanhava as transmissões do Luciano e do Silvio Lancellotti, depois me lembro de um Super Bowl no começo de 1991 transmitido pela TV Manchete, com narração de Osmar de Oliveira. E segui acompanhando sempre que via os jogos na TV. Lá no começo, certo dia vi um time de uniforme verde e capacete amarelo. "É o Brasil!", foi o pensamento que veio à mente do garotinho de 9 anos. Ali começou a torcida pelos Cabeças de Queijo.

NFL Brasil - Você já narrou vários esportes na ESPN. O futebol americano é o seu favorito?
Everaldo Marques - Sou brasileiro e, como bom brasileiro, adoro o futebol da bola redonda também. Mas o futebol americano é de longe o mais desafiador para fazer uma transmissão de qualidade, exige muita pesquisa, estudo, dedicação e eu gosto disso. Além do fato de ser um fã da modalidade em si, é mais fácil transmitir uma coisa quando você gosta do esporte que está no ar.

NFL Brasil - Existe a possibilidade da transmissão da NFL também na Rádio Estadão/ESPN?
Everaldo Marques - Haverá cobertura, com boletins a respeito da modalidade. Mas por enquanto não existe nada com relação a transmissão de jogos.

NFL Brasil - Durante o período do lockout, teve algum momento que você a cogitar que a temporada 2011 não aconteceria?
Everaldo Marques - Não, sempre achei que teríamos temporada. Essa certeza eu não tenho com relação à NBA, por exemplo.

NFL Brasil - Sobre a temporada 2011, o que o fã da NFL pode esperar dentro de campo?
Everaldo Marques - A temporada vai ser equilibrada, como sempre é. Vejo Eagles e Patriots muito fortes no papel, devem fazer bonito na temporada regular. Mas na hora dos playoffs, um jogo só, aí tudo pode acontecer.

NFL Brasil - Qual pode ser a maior surpresa dessa temporada? E a maior decepção?
Everaldo Marques - Os times mais fortes são aqueles dos últimos anos: Packers, Patriots, Jets, Ravens, Steelers, Eagles, Falcons. Tô curioso para ver como os Cowboys vão tentar dar a volta por cima e também quero ver como será a parceria entre Kevin Kolb e Larry Fitzgerald no Arizona. Por causa das contusões, acho que Giants e Colts podem ter problemas nesse início de campeonato - se Peyton Manning demorar a se recuperar, o ano será bem longo em Indianapolis.

NFL Brasil - Explique um pouco a sensação e a emoção de poder narrar um Super Bowl “in loco”?
Everaldo Marques - É um momento inesquecível da minha vida e da minha carreira. Entre os eventos esportivos que acontecem todos os anos, é o de maior audiência no mundo, o país para, só se fala nisso. E ter a felicidade e a responsabilidade de levar isso ao Brasil é especial.

NFL Brasil - Falando em Super Bowl, esse ano você vai para Indianapolis cobrir o Super Bowl? Se for, quais times espera encontrar lá, na disputa do jogo?
Everaldo Marques - Ainda não está definido, mas acredito que a chance de mais uma cobertura in loco é grande. As outras duas que fizemos tiveram um retorno muito positivo.
NFL Brasil - Sobre as mudanças nas regras, que você citou as principais no seu blog, você acha que elas vieram para melhorar o jogo?
Everaldo Marques - Não gostei da regra do kickoff na linha de 35 jardas, vai dificultar muito os grandes retornos, jogadas sempre muito emocionantes. Por outro lado, a revisão eletrônica de todas as jogadas com pontuação me agrada.

NFL Brasil - A NFL vem tendo uma grande aceitação do público e o número de pessoas que começam a acompanhar o esporte por causa da transmissão da ESPN (Você e o Paulo Antunes) é muito grande. Qual é a receita desse sucesso da transmissão de vocês dois?
Everaldo Marques - O clima na transmissão é muito bom, o Paulo é um grande parceiro, nos divertimos muito trabalhando juntos e nos ajudamos muito durante a transmissão. Nós dois nos preparamos bastante para cada jogo, levamos muita informação para a cabine. O público gosta também do clima descontraído, que é uma marca sem que isso prejudique o jogo. Ficamos mais de três horas no ar em cada jogo, então há espaço para falar de muita coisa, mas o que rola dentro do campo é sempre mais importante, tem a prioridade.

NFL Brasil - Você e o Paulo comentaram uma grande novidade da ESPN para os fãs da NFL. Como vai ser?
Everaldo Marques - A novidade é a exclusividade das transmissões da NFL pela ESPN pelos próximos três anos. Vamos exibir um mínimo de quatro jogos por rodada, sendo três deles, pelo menos, ao vivo. Além disso, vamos exibir ainda as partidas de quinta e sábado, quando elas acontecerem, e todos os jogos dos playoffs, além do Pro Bowl e do Super Bowl. Serão mais de 90 transmissões.

NFL Brasil - E o “The Book Is On The Table”… Vai ter uma hora de duração ou não?! HEHE
Everaldo Marques - Por enquanto não, mas acho que com o crescimento da NFL, esse dia tá cada vez mais perto.

NFL Brasil - Mande uma mensagem para os seguidores do @NFLBrasil e para as pessoas que acompanham o blog.
Everaldo Marques - Muito obrigado a todos que acompanham o nosso trabalho e que seja mais uma temporada bem divertida de muitos jogos legais da #NFLnaESPN!

Veja abaixo duas narrações espetaculares do Everaldo Marques e uma excelente montagem da dupla da ESPN narrando Madden NFL:

Interceptação e retorno para touchdown de Tracy Porter, no Super Bowl SLIV



Everaldo Marques e Paulo Antunes no Madden 2009



"Olha a jamanta, olha a jamanta... Os elefantes sabem correr"


3 comentários:

  1. muito boa a entrevista, me tornei fã da NFL por causa das transmissões desses dois na ESPN. @paulinhotheiss

    ResponderExcluir
  2. Excelente entrevista! Valeu Everaldo! NFL fica ainda melhor na ESPN, graças à dobradinha fantástica: Everaldo e Paulo Antunes. Grande agraço! Jeferson.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a entrevista, só tenho uma coisa a dizer: "Temos um jogo" #NflnaEspn ! ! !

    @Magic_9

    ResponderExcluir